sábado, 1 de setembro de 2012
PROJETO DE APRENDIZAGEM parte 2
A classe escolhida para aplicação do projeto foi o Jardim I “B” do período vespertino da EMI Piteco, situada a Avenida Airton Sena, 800 Parque Laguna, Taboão da Serra.
Na EMI PITECO, o Projeto Institucional neste ano letivo de 2012 é “Gigantes do Futuro”. O projeto trabalha sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Por isso, resolvemos, eu Professora Denise Corsaletti mais a Professora Leslie Bueno Costa, fazer nosso PA baseadas nele para contribuirmos mais ainda com a preservação do planeta.
Em primeiro momento, fizemos uma roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. O grupo interagiu bem, querendo opinar e falar sobre isso.
Como segundo passo levamos o globo terrestre para a sala de aula. Logo de início um aluno já falou:
- É a Terra!
E então começaram as perguntas:
- É a Terra?
- Onde tem mata?
- Tem avião na Terra?
- Tem carro?
E algumas afirmações foram feitas:
- Os bichinhos moram no planeta.
- Os passarinhos moram no planeta.
- Tem céu, nuvens e sol.
- Nós moramos no planeta.
- Tem tinta azul.
Tem Deus.
- A EMI Piteco está aí no planeta.
E fomos fazendo as intervenções necessárias:
Como vocês sabem que é a Terra?
Por que tem mata no planeta?
Será que tem avião voando pelo céu?
Como os carros trafegam no planeta Terra?
Em terceiro momento trouxemos para a sala de aula uma árvore feita em E.V.A.
A partir dessa imagem as crianças criaram suas hipóteses:
- Não devemos cortar nem quebrar as árvores.
- Se acabarem as árvores o mundo vai acabar.
- Se arrancarem as árvores a natureza não vai crescer mais.
Voltamos a fazer as intervenções:
E o que nós podemos fazer para cuidar melhor do planeta?
O que podemos fazer na nossa escola e na nossa casa para ajudar a preservar o meio ambiente?
As crianças continuaram:
- Não jogar lixo no chão para não sujar o planeta.
- Limpar tudinho com a vassoura e jogar os papéis no cesto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário